Por que resistir a Deus?

Na passagem bíblica de Hebreus 3:7-15 está escrito: “Hoje, se vocês ouvirem a Sua voz, não endureçam o vosso coração, como na rebelião durante o tempo da provação no deserto”. O escritor de Hebreus estava, na verdade repetindo o que o salmista falou em Salmo 95:7-11, amplos retratam a infidelidade do povo no deserto.

Este período no deserto, se refere ao êxodo dos hebreus do Egito, onde eram escravizados, e Deus através de Seu servo Moisés tirou Seu povo, com forte mão, cumprindo o que já havia prometido aos antepassados, e fazendo grandes sinais de Seu poder e de Sua vontade, como as 10 pragas, a abertura do mar, o maná, os livramentos de povos inimigos, e tantas, tantas outras formas de amor e cuidado. Porém, mesmo com todos estes sinais que o povo viu, sentiu e viveu, eles insistiam em ser incrédulo e desobediente, pondo o próprio Deus à prova. O texto de Hebreus diz que o coração do povo estava sempre se desviando dos caminhos de Deus de forma que não conseguiam reconhecer os caminhos. Qual a consequência disso? Passaram 40 anos no deserto.
Alguns podem pensar: “É um tempo razoável, já que o povo saiu do Egito e deveriam chegar a uma nova terra, caminhando pelo deserto!” Contudo, calcula-se que a distância entre o local que saíram e o destino, era cerca de 500km, assim não há justificativa para uma caminhada de 40 anos, mas sim de poucos meses.

E é assim, quando vemos que a caminhada poderia ter sido menor, que entendemos que o próprio povo poderia ter tido logo o cumprimento da promessa de Deus, ao fazer a Sua vontade, como diz em Hebreus 10:36.

A Bíblia diz que foi um tempo de provação, Deus estava tentando molda-los. Mas também é incrível ao ler, perceber que mesmo na provação e mesmo o povo não merecendo, Deus não se ausentou, pelo contrário cuidou do povo, com todos aqueles sinais que já foram citados acima e muitos outros, como coluna de nuvens e de fogo que guiavam e protegiam o povo ou mesmo pelas vestes e calçados que não envelheceram e tantos outros sinais.

Podemos nos achar diferentes daquele povo hebreu, mas quer saber a verdade?! Somos iguais!

Deus a cada dia nos mostra Sua fidelidade, ao nos sustentar, nos dar saúde, família, trabalho, proteção, salvação, oportunidades de louva-lo, sermos gratos, e ainda nos deixou a Bíblia, na qual temos diversos exemplos de quem é Deus. E mesmo assim, insistimos em resisti-lo, em ser incrédulos e infiéis, em fugir dEle. Assim os textos de Hebreus e Salmos apenas usam o exemplo daquele povo e de seus longos anos no deserto para tratar sobre a nossa infidelidade.

Como resposta a essa nossa fuga, Deus pode nos colocar em situações adversas como fez com os hebreus. E então, em meio as lutas Ele nos diz: “Hoje, se vocês ouvirem a Minha voz, não endureçam o vosso coração”.

Jesus contou uma parábola (Lucas 15:11-31) que demonstra que Deus a qualquer tempo está pronto à nos receber de volta, não importa o quanto tenhamos caminhado longe dEle. Tudo porque Deus nos ama e deseja nos ter como filhos. A nós cabe nos humilharmos diante de Deus, admitirmos nossos erros e pecados que nos separam do Seu amor e aceitar Seu perdão. O Senhor deseja nossa restauração! Ele nos oferece amor e salvação (João 3:16)!

Porque ao invés de colocarmos a culpa em Deus, ou ficarmos rodando procurando respostas ou procurando preencher nosso vazio em coisas vãs, ou resistindo a Deus, não paramos e ouvimos o que Ele está falando hoje?!

"Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto" (Isaías 55:6).







Porque só Tu, Senhor Deus, és Rei... O Rei dos reis! Digno de todo louvor, honra e glória para todo o sempre!





Nenhum comentário:

Postar um comentário