É Natal, época de... Papai Noel (?)


Muitas vezes quando pensamos no Natal, nos vem a mente aquela imagem do bom velhinho – o amável Papai Noel. Até alimentamos na imaginação de nossas crianças esta lenda, as fazendo acreditar em alguém que nem existe. Mas afinal o que há além de um homem tão legal que distribui presentes para as crianças obedientes todos os anos neste mesmo dia?
A figura original inspiradora do hoje conhecido Papai Noel é Nicolau, arcebispo da Turquia, que anos depois foi santificado pela igreja, por lhe ser atribuído diversos milagres, tornando-se São Nicolau.

Veja você como a história foi distorcida ao longo do tempo...

1-  O dia de São Nicolau é 6 de Dezembro, nada de 24 ou 25 – Natal, data que comemora-se o nascimento de Jesus Cristo no calendário romano.
2-  O dia 25 de dezembro originalmente era realizado o festejo ao nascimento do deus Sol, tempos depois (3 séc. d. C.) a Igreja Católica juntou com a celebração do nascimento de Jesus Cristo.
3-  Suas vestes verdes tornaram-se vermelhas com detalhes brancos, combinando com o rótulo da Coca-Cola que usou essa imagem para aumentar o consumo de seu produto nessa época de fim de ano, que até então era fraco.
4- Enquanto Nicolau distribuía anonimamente moedas de ouro, aos que estivessem em dificuldade financeira. Hoje bem sabemos que escrevem-se cartas ao Papai Noel que distribui brinquedos as crianças bem comportadas, conforme a lenda.
5-  Alguém que consegue distribuir em todo o mundo presentes pra tantas crianças em uma só noite, precisa ser Onipresente. Mas bem sabemos que o único Onipresente é Deus, que promete estar conosco sempre. (Mateus 28:20)
6-  O Natal (independente da data, do dia propriamente dito) ao invés de ser a comemoração do nascimento de Cristo, sendo o único a povoar nossas mentes e corações, transformou-se em uma referência puramente comercial. Pela mudança dos tempo e das pessoas que tornaram-se tão consumistas é uma data muito mais capitalista, pois fala-se muito mais em ganhar os presentes do Papai Noel, em lucros e aumentos de vendas, do que no Homem que mudou a história ao ponto de dividi-la em antes e depois dEle – Jesus Cristo.
Enfim, o símbolo do Natal passou a ser alguém inexistente, mas que carrega uma imagem de consumo disfarçada de bondade e caridade. Enquanto a Bíblia nos afirma que não há amor maior do que o de Cristo... Que deu sua própria vida em favor dos seus amigos - (João 15:13). Precisamos nos aproximar de Cristo não com a finalidade de receber (presentes), mas sim de prestar-lhe nossa mais sincera adoração, assim como os magos que o buscaram na noite de Seu nascimento - (Mateus 2:8-11).
Devemos lembrar, crer e ser gratos a Deus pelo Seu plano perfeito de salvação, que somente em Cristo é possível.
“O que é necessário que eu faça para me salvar?
Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.”  (Atos 16:30-31)

(Para a construção deste post foram feitas pesquisas (além da Bíblia) nos sites: <http://www.suapesquisa.com/historiadopapainoel.htm>; <http://pt.wikipedia.org/wiki/Papai_Noel>; <http://pt.wikipedia.org/wiki/Natal>)



Porque só Tu, Senhor Deus, és Rei... O Rei dos reis! Digno de todo louvor, honra e glória para todo o sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário